Tão importante quanto estimular os alunos sobre a importância da imersão no ambiente tecnológico é contribuir para a percepção de que a presença da ciência no cotidiano deles pode ser fundamental para a geração de oportunidades.

E quando as oportunidades aparecem, é preciso saber como coordená-las e torná-las mais abrangentes e acessíveis. A Feira do Empreendedorismo é outro instrumento importante da Caravana da Ciência e Tecnologia.

A cultura empreendedora é um elemento que pode - e deve - fazer parte do processo de ensino e aprendizagem desde o início das formação dos alunos. O incentivo à autonomia administrativo-financeira resulta na formação de pessoas independentes, seguras e autônomas, aumentando as chances de um futuro equilibrado e promissor.

Durante a Feira, os professores também têm acesso a conhecimentos que, no mundo de hoje, saíram das grandes organizações para integrar o conteúdo do ensino regular. É quando descobrimos que o uso de tecnologias e de práticas inovadoras podem melhorar as relações sociais, econômicas e ambientais, propiciando muitos benefícios. Entre eles, o tão almejado desenvolvimento social e sustentável.